sábado, 20 de dezembro de 2014

~ Lições de uma visão criacionista ~


                Acreditando na bíblia ou não, vale a pena  dar uma olhada no exemplo. Sem dúvidas, é uma boa receita para a criação de projetos.
                Nossa bíblia judaico-cristã começa com “No princípio”. O original hebraico traz a palavra “cabeça”, o que traduzido para o nosso mundo ocidental não faria sentido imediato, tipo: “na cabeça criou?” Nada a ver!!! Mas a ideia é essa mesmo!!! Dentro da cultura judaica a cabeça é que coordena a mente e coordena  TUDO. É onde se iniciam os pensamentos, sonhos, planos, projetos, ideias... É a cabeça que comanda todo o restante do corpo, que decide o que se pode ou não fazer.
                O pensamento é como semente que contém toda a vida capaz de fazer nascer não só uma árvore, mas toda uma floresta. Primeira lição: Deus não fez nada ao acaso. Primeiro, Ele pensou, planejou, sonhou... Você não está aí por acaso! Inicie seus sonhos assim, sonhando cada detalhe, planejando...
                Tentarei ser sucinta, pois o contexto hebraico vai muitíiiiiissimo além do meu conhecimento e quero pelo menos tentar dividir o pouco do que assimilei; pra isso, vou pular alguns elementos, porque não tenho para explicar a mesma clareza que tive no entender. Mas o que vem a seguir é outra lição...
                Depois de pensar, Deus cria o mundo! A sequencia é: “e DISSE Deus” . E conforme Ele vai dizendo, as coisas vão sendo criadas; apenas pela ordem do criador. Temos esse poder de trazer à existência algo que não existe através da palavra? Sim! Temos sim. Não de modo mágico, mas sendo sinceros no que dizemos de nós s para nós mesmos, e saber para quem dizer dos seus projetos, com quem falar. Lição dois: FALE! Para si mesmo e para as pessoas certas sobre os seus sonhos.
                Terceiro ponto observado no processo de criação é que Deus tem tudo tão bem planejado, que Ele cria a natureza alternando: céu-terra-céu-terra... Para que haja equilíbrio. Essa é uma questão cabalística extensa e profunda  demais para os meus poucos neurônios, mas que deve ser observada quando queremos fazer algo: equilíbrio!
                Em seguida observo que a bíblia apresenta um tempo: 6 dias de criação e 1 dia de descanso. Francamente, não penso que Deus estivesse cansado precisando de férias no Hawaii. O que me deixa feliz é compreender que mais uma vez o que temos é uma boa receita de como ser feliz!  Deus não precisava levar seis dias trabalhando, nem um dia descansando, mas Ele nos mostra por exemplo próprio, que mesmo com tudo planejado na cabeça, executado pela palavra, cabalisticamente equilibrado e detentor de todo poder, devemos respeitar o tempo da natureza e aceitar e entender que para tudo há um tempo determinado – por mais bem preparado que a gente já esteja..
                Agora, quanto a criação do homem... Notem que quando o homem é criado, já existe um ambiente propiciamente preparado para recebê-lo. Antes de concluir sua obra prima, crie condições de fazê-la vingar e existir. Ahhh sim!! A melhor parte! O projeto principal de Deus: o homem! Quando chega nessa parte Deus já fez uso dos recursos de planejamento, fala, ambiente equilibrado, vem respeitando o tempo da natureza, e... por que Deus simplesmente não disse: “Haja homem!”?
                Porque estamos agora diante do ápice da criação! E então, Deus dá forma ao barro. Quer alcançar o ápice dos seus sonhos? Precisa colocar a mão na massa, amassar o barro e esculpi-lo! Depois disso feito, Deus sopra de seu próprio fôlego dentro do boneco de barro ainda sem vida... Quem quer investir fôlego em bonecos de barro sem vida? Notem que novamente brota a relação de equilíbrio terra e céu- alto e baixo- barro e fôlego de vida, homem e contato com Deus...
                Há inúmeras lições que se estenderiam ao longo do capítulo, mas encerro por aqui (por preguiça). Estou certa de que esse pouquinho é uma receita certa para a criação e elaboração de sonhos...  pois ainda que o ápice da sua criação esteja sem vida, não importa!! Acredite e deposite seu fôlego nele! Sim, invista seu tempo, sua fé, sua vida... Somente você pode dar vida aos seus sonhos.
              
  Somente você pode sonhar seus sonhos. Somente você pode realizá-los!


Um feliz 2015 a todos! 

2 comentários:

  1. Falando em sonhos, vou te contar, um dia sonhei em ter mais um filho, e comecei a "trabalhar" para isso.
    Deus conheceu o meu sonho, aprovou meu desejo, e em sua onisciência,onipotência e infinita bondade concedeu que meu sonho se realizasse, mas como Ele é Deus, foi mais além do que eu podia imaginar, me deu por filha um ser humano muito especial, um orgulho para toda mãe, eu coloquei o nome dela de LAURAINE MIRANDA DOS SANTOS, você a conhece ?
    Ah ! este sonho completa um outro, que dei o nome de HEVERSON MIRANDA DOS SANTOS, você conhece ?
    Bem....esses foram os melhores sonhos que Deus me deu, e Ele mesmo assegurou para que se realizassem.
    Ai como é bom poder dizer "Bereshit bara elohim "

    ResponderExcluir

Marque presença