domingo, 12 de junho de 2011

Você está pronto para perder sua túnica?

Hoje, como não dormi ainda, aproveitei a manhã para ver TV.

Fiquei ali trocando de canal, ouvi música clássica de uma apresentação em si bemol ocorrida há 40 anos +/-, e logo depois, fui parar num desenho animado falando sobre a vida de José do Egito.

Foi quando me dei conta de que José perdeu sua túnica por duas vezes. (ooohhh... o mundo já deve ter percebido isso! rs)...

Em ambas as vezes tomaram a túnica de José para o lançarem aos ratos, ao esgoto, ao pior estado que o homem pode ser submetido.

A primeira vez foram os irmãos de José que por ciúmes e inveja lhe tiraram a túnica e o lançaram no poço, o venderam como escravo...

A segunda vez foi a mulher de Potifar que o arrancou a túnica afim de vingar-se por tê-la negado, o que acaba levando José novamente ao fundo do poço, desta vez, como presidiário.

Em ambas as vezes José é re-erguido por Deus.
Em cada vez num cargo mais alto.

Mas enfim, o que quero dizer é que "coincidentemente", no antigo testamento, quando diz-se que alguém rasgou as vestes, trata-se de um momento de angústia, tristeza, humilhação, devido a isso as pessoas rasgavam suas vestes.

No caso de José, ele não rasga suas vestes, terceiros tomam-lhe a túnica por duas vezes e então o lançam na angústia.

Por duas vezes (citadas) José conhece e sente o que é estar humilhado (fora os pormenores que a história não conta: os maus momentos como escravo, a vida maravilhosa que devia ser na prisão, e etc... ).

No entanto, a fé de José não estava nas suas túnicas.

A verdade é que nós queremos as nossas túnicas. Rasgar as vestes? Jamais!!
Não estamos dispostos a perder essa vestimenta superficial e deixar Deus fazer tudo novo em nossas vidas.

Mesmo assim, as vezes, para chegarmos aonde Deus quer, para chegarmos aonde almejamos para uma vida cristã saudável, precisamos estar dispostos a perder nossa túnica, seja ela colorida, de linha, de lã, de ouro ou seja lá do que for... Precisamos passar pela humilhação, pela injustiça, pelos problemas comuns da vida, mas pra isso, eu pergunto: você está pronto para perder sua túnica?

Boa reflexão!!

Um comentário:

  1. Eis uma ótima pergunta!
    devemos todos os dias nos perguntar se estamos verdadeiramente prontos,pois haverá um dia que não teremos tempo de refletirmos sobre o mesmo.
    Parabéns pelo post,Querida!
    Ps: eu acordei cedo,mas tu nem dormiu?rs
    Espero que tenhas um domingo de paz.
    Beijos

    ResponderExcluir

Marque presença